PIT – Teste de Integridade de Estacas

Finalidade do teste: o teste busca principalmente identificar a variação ao longo da profundidade das características de concreto de estacas. O PIT detecta falhas na concretagem de estacas moldadas “in loco” ou de tubulões. O teste pode ser utilizado também para detectar o comprimento de estacas de concreto ou tubulões.

Uso: estacas de concreto moldadas “in loco”, tubulões e estacas pré-fabricadas.

Como é feito: consiste na colocação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca submetida ao teste, e na aplicação de golpes com um martelo de mão. Os golpes geram ondas de tensão, que trafega ao longo da estaca, e sofre reflexões ao encontrar qualquer variação nas características do material (peso específico, módulo de elasticidade ou área de seção). Essas reflexões causam variações na aceleração medida pelo sensor. É feito um registro da evolução desta aceleração com o tempo. Como a onda trafega com uma velocidade fixa, conhecendo-se a velocidade da propagação da onda e o tempo transcorrido entre a aplicação do golpe e a chegada da reflexão correspondente à variação de características pode-se determinar a exata localização dessa variação.

Vantagens do teste: execução extremamente rápida, é capaz de detectar danos na superfície do fuste, detecta falhas que de outra maneira passariam despercebidas (muitas vezes com graves riscos para a estabilidade da construção), apresenta grande precisão na localização do dano.

Ensaio PIT