PCE - Prova de carga estática.

testgeo-banner1 (1)

Finalidade: é a forma mais indicada na determinação da capacidade de carga das estacas. Determina a capacidade das fundações profundas. Previsão do comportamento da capacidade de carga e recalques em fundações.

Uso: Fundações profundas.

Como é feito: Consiste basicamente em: Aplicar esforços estáticos crescentes à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes. Nesta prova de carga, o elemento da fundação é solicitado por um ou mais macacos hidráulicos, empregando-se um sistema de reação estável. Para tanto, é comum o uso de vigas metálicas e ancoragens embutidas no terreno. O tipo de ensaio mais comum envolve a aplicação e carregamento de compressão à estaca, em estágios crescentes da ordem de 20% da carga de trabalho, registrando-se os deslocamentos correspondentes.

Vantagens do teste: O Fato de se conseguir simular, em verdadeira grandeza, os carregamentos reais de uma construção, observando a resposta da fundação a essas cargas.

Norma Brasileira de referência: No Brasil, a metodologia está normatizada pela NBR 12.131/92 (Estacas – Prova de Carga Estática). Os critérios da NBR-6122/10 (Projeto e Execução de Fundações) recomendam que 1% do estaqueamento seja submetido a esse tipo de ensaio.